34 99983-8589

NO AR

Rádio Noroeste fm

rnoroeste.com.br

Cidade

Governador de Minas busca alternativas em Brasília para resolver dívida com União

Publicada em 27/03/24 às 15:01h - 2 visualizações

por Rádio Noroeste fm


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, juntamente com os demais líderes estaduais que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), esteve em uma série de reuniões na capital federal, nesta terça-feira (26/3), buscando soluções para a questão da dívida dos estados com a União, além de discutir estratégias para fortalecer a segurança pública.

Durante a manhã, Zema se encontrou com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, onde foi apresentada uma nova proposta do Governo Federal para a renegociação das dívidas estaduais.

Uma das principais medidas propostas é a redução gradual das taxas de juros cobradas pelo Governo Federal, condicionada ao aumento do investimento em Educação Técnica de Nível Médio. Segundo a proposta, a correção da dívida, que atualmente é realizada pelo IPCA mais 4%, poderia ser reduzida até IPCA mais 1%, desde que os estados destinem os recursos economizados para investimentos em educação profissionalizante e utilizem ativos para reduzir o montante da dívida em até 20%.

Após a apresentação inicial da proposta, está previsto que os estados e o Ministério da Fazenda realizem uma série de reuniões para aperfeiçoar o texto a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

Zema destacou a importância do diálogo entre os governadores e o Governo Federal, enfatizando a necessidade de ajustes na proposta, como a consideração do investimento já realizado por Minas Gerais em educação técnica através do programa Trilhas de Futuro.

Além das discussões sobre a dívida, o Governador participou de encontros com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, buscando apoio para as demandas do estado.

As atividades do dia foram encerradas com uma reunião no Palácio da Justiça, onde os governadores do Cosud apresentaram propostas de alterações legislativas para fortalecer as ações de combate à criminalidade nos estados.

Agência Minas




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 29887
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2024 - Rádio Noroeste fm
Converse conosco pelo Whatsapp!